Trabalhos IVJEEM

Datas, Horários e Locais das apresentações de trabalhos

Acesso o link abaixo e verifique os dias, horários e locais das apresentações!

Dias, horários e locais das Comunicações!

Em seguida, disponibilizamos também informações para os autores:

Orientações para Apresentação_autores

Lista de trabalhos aprovados
Confira agora a lista dos trabalhos aprovados!

Este ano, contamos com quatro eixos temáticos:
1. Práticas Instrumentais e ensino de instrumento
2. Teorias e Práticas da Educação Musical no ambiente escolar
3. Educação Musical Humanizadora
4. Educação Musical em contextos não formais e informais

Lista dos trabalhos aprovados!!!


Submissão de Trabalhos

Datas importantes
De 06 de janeiro até 22 de Abril: período de submissão dos artigos
De maio à junho: período de avaliação
10 de julho: divulgação dos pareceres
01 de agosto: envio da correção dos trabalhos

Chamada de trabalhos

A comissão organizadora da IV Jornada de Estudos em Educação Musical da UFSCar / II Simpósio de Educação Humanizadora da UFSCar, convida professores, pesquisadores, estudantes, e profissionais em geral para submeterem trabalhos para o evento, conforme as especificidades apresentadas abaixo. Os pareceres ficarão a cargo do comitê científico do evento.

O tema geral do evento é:
Música na escola: Em busca do desenvolvimento humano e da qualidade musical


Modalidades de trabalho:

1) Pesquisa concluída
Nessa modalidade, as propostas deverão consistir em trabalhos originados de pesquisas concluídas, explicitando os objetivos da investigação, bem como os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos utilizados. Os trabalhos devem destacar os resultados e as conclusões obtidas a partir do processo investigativo.

2) Relato de experiência
Os trabalhos enviados para essa modalidade deverão descrever uma experiência em Educação Musical já realizada ou em desenvolvimento, explicitando os fundamentos teóricos e práticos que alicerçaram a proposta.

* Os trabalhos serão apresentados na forma de comunicação oral.
Cada trabalho terá 15 minutos para ser apresentado, seguido de 5 minutos para perguntas

Grupos de Trabalho:
Os trabalhos submetidos devem se enquadrar em um dos quatro temas:

1) Educação Musical Humanizadora
2) Educação musical em contextos não-formais e informais.
3) Teorias e práticas da educação musical no ambiente escolar
4) Práticas instrumentais e ensino de instrumento


Envio de trabalhos

Envie o trabalho para jeemufscar@gmail.com com o assunto "SUBMISSÃO DE TRABALHO"

Observação: Para a apresentação do trabalho no evento e para que o mesmo seja incluído nos anais, é necessário que todos os autores estejam inscrito na Jornada.


Normas e estrutura do trabalho:

Baixe o template e insira os elementos textuais a partir das normas abaixo
Clique aqui para baixar o template.
  • Título do trabalho (Times New Roman, 14, negrito, centralizado)
  • Nome dos(as) autores(as), instituição,  e-mail (Times New Roman, 12, alinhado à direita, itálico, espaçamento simples, um autor por linha)
  • Resumo: deve conter as ideias principais do texto, e até 250 palavras (Times New Roman, 10, alinhamento justificado)
  • Palavra chave: de 3 a 5 palavras (Times New Roman, 10, alinhado à esquerda)
  • Texto completo: Não deve exceder 3.000 palavras, excluindo título geral, resumo e referências (Times Nes Roman, 12, espaço entre linhas 1,5, alinhamento justificado).
  • Margens: Superior e esquerda: 3,0 cm, direita e inferior 2,5cm
  • Enviar em documento .doc
O não cumprimento do prazo e/ou a inadequação da revisão poderão implicar na não aceitação do trabalho para a possível publicação.Para informações, esclarecimentos e dúvidas em geral, entre em contato com o Comitê Científico do Evento: jeemufscar@gmail.com

Os textos devem seguir as seguintes normas de citações e referências:


Citações
  • As citações diretas (literais) curtas (com até três linhas) devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s).
  • As citações diretas longas (com mais de três linhas) devem ser colocadas em parágrafo separado, justificado, alinhado a 4 cm da margem esquerda e sem recuo na margem direita, utilizando espaço simples, fonte tamanho 11, e não devem ser colocadas entre aspas. Estas citações devem estar separadas do parágrafo anterior de acordo com as especificações do modelo de submissão de trabalhos.
  • As citações indiretas (não literais) devem ser inseridas no texto, mas não devem ser colocadas entre aspas, e são seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s) (observar que as páginas só devem ser colocadas caso a citação se refira a trecho(s) específico(s) e não à obra como um todo).
  • No caso de citações de obras em língua estrangeira, estas devem ser traduzidas (caso se considere necessário, o trecho na língua original pode ser apresentado em nota de rodapé).
  • As citações do próprio autor devem ser colocadas de forma imparcial no texto reportando-se à fonte bibliográfica.
  • As citações entre parênteses, utilizadas nos textos, devem ser estruturadas da seguinte forma:
Uma obra, com um autor: (GREEN, 2002, p. 25)
Uma obra, com dois autores (ou três): (FERREIRA; GUIMARÃES, 2003, p. 22)
Uma obra, com mais de três autores: (MOURA et al., 2002, p. 15-17)
Duas obras, com mesmo autor: (TURINO, 1992, p. 51-52, 1999, p. 13)
Duas obras, com autores diferentes: (CARVALHO, 1992, p. 114-115; TURINO, 1999, p. 13)


Notas de rodapé

Para as notas de rodapé deve ser utilizada a fonte em tamanho 10.


Referências

Devem ser apresentadas ao final do trabalho, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, separadas por uma linha de espaço simples, seguindo as normas da ABNT (NBR 6023, de 2002). Ver exemplos abaixo:

  • Livros:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. Tradução [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. Grifo no título da obra (negrito).

Exemplos:

ELLIOTT, David J. Music matters: a new philosophy of music education. New York: Oxford University Press, 1995.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

  • Parte de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc): 

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da parte da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da parte. In: ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da obra [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano, página inicial-final da parte.

Exemplo: GROSSI, Cristina. Questões emergentes na avaliação da percepção musical no contexto universitário. In: HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (Org.). Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 124-139.

  • Artigos em periódicos:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do artigo [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume e/ou numeração do ano, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.

Exemplo:

ABRAHAMS, Frank. Aplicação da Pedagogia Crítica ao ensino e aprendizagem de música. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 12, p. 65-72, mar. 2005.

  • Trabalhos em anais de eventos científicos:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do Trabalho [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração do evento [se houver]., ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.

Exemplo:

BEYER, Ester. O ensino de música na educação infantil. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 7., 1998, Recife. Anais... Recife: ABEM, 1998. p. 27-42.

  • Documentos na internet: matéria (artigo, monografia) em uma página:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da matéria [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da página: subtítulo [se houver], data da página ou site. Disponível em: <endereço da página>. Acesso em: data.

Exemplo:

LOUREIRO, Mônica. Cartografando sons do Oiapoque ao Chuí. CliqueMusic: a música brasileira está aqui, ago. 2001. Disponível em: <http://cliquemusic.uol.com.br/br/ acontecendo/acontecendo.asp?Nu_Matéria=2837>. Acesso em: 07 nov. 2002.


Tabelas, quadros, figuras e exemplos musicais

Devem ser inseridas o mais próximo possível da parte do texto a que se referem. Nas ilustrações retiradas de outros documentos deve ter indicação da fonte logo após os títulos das mesmas. Quando o texto se referir a uma figura, bem como a um quadro, tabela ou exemplo, deve-se remeter ao número de ordem da figura e não à “figura seguinte” ou “abaixo”, mas sim à Figura 3, por exemplo.

a) Tabelas

As tabelas apresentam somente números e geralmente são compostas por dados estatísticos, de codificação, entre outros. São abertas nas laterais, ou seja, não possuem traços verticais nas laterais. Trazem numeração  consecutiva em algarismos arábicos e título na parte superior. As fontes dos dados e informações devem, obrigatoriamente, ser citadas.

b) Quadros

Os quadros são constituídos por palavras, ao contrário das tabelas que são compostas por números. Os quadros são fechados nas laterais, e, como as tabelas, devem ter numeração consecutiva em algarismos arábicos e título intitulados e numerados na parte superior.

c) Figuras

As figuras incluídas são gráficos, imagens, partituras, fotos, desenhos, mapas, esquemas, diagramas, fluxogramas, organogramas, etc. Devem ter numeração consecutiva em algarismos arábicos e título, colocados na parte inferior da figura.

d) Exemplos musicais

Os exemplos musicais devem ter numeração consecutiva em algarismos arábicos e título, colocados na parte inferior.